PNSAC
O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, classificado como área protegida, está enquadrado no Maciço Calcário Estremenho, onde existe um conjunto de falhas na rocha que deram origem a numerosas grutas. Também devido a estas falhas no subsolo, as águas da chuva infiltram-se na rocha calcária formando assim correntes subterrâneas, restituindo depois o excedente à superfície, formando nascentes cársicas como a nascente dos Olhos de Água no Alviela.
Na fauna e na flora destacam-se, respetivamente, os morcegos e espécies vegetais como a azinheira, o carvalho-português e o alecrim.
Na Serra de Aire pode-se encontrar o Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros, criado após a descoberta em 1994 de pegadas de saurópodes, onde funcionava na altura uma pedreira.
Com estas e muitas mais características do Parque para conhecer, foram criados diversos centros de interpretação como o Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta do Almonda localizado no Cabeço das Pias em Torres Novas, o Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta Algar do Pena em Alcanede e o Carsoscópio, Centro Ciência Viva do Alviela.
São muitos os caminhos pedestres e o turismo de natureza dos quais se pode tirar partido no Parque Natural, conhecido como Reino da Pedra.